|
Os showcases das residências artísticas são um dos grandes momentos originais do Westway, porque revelam ao público o resultado de um processo de criação único, originado em Guimarães. Depois de uma semana no Centro de Criação de Candoso – um tempo e um espaço para liberdade total na criação – chega o momento de conhecermos o resultado final deste cruzamento altamente artístico e cultural. Uma experiência incrível ocorrida no seio do festival, da qual já resultaram ligações definitivas que deram origem a projetos de continuidade. Com uma força inesgotável e diferenciadora gerada pelo Westway na vertente LAB, os showcases das residências artísticas são sempre verdadeiramente surpreendentes.
Malinwa é a via de libertação e expansão meditativa de Hugo Santos, natural de Leiria, que mergulha nas profundezas da génese e emoções do ser-humano.
Em 2022, inspirado pelas sonoridades indie e shoegaze, estreou-se enquanto autor e intérprete com o disco “1997”, cujo single “Aquário” fez parte da colectânea Novos Talentos FNAC ‘22. O mais recente disco, "Linha do Oeste", retrata os últimos anos vividos pelo autor, abordando temas como a compaixão, união e amor, não deixando de parte um olhar sobre o modo de vida atual em sociedade. Malinwa escreve canções intemporais e recorda-nos que apesar da imperfeição do ser humano, ainda é possível encontrar uma beleza mística na dimensão que nos move.
Em 2025, Malinwa apresenta-se a solo e navega numa atmosfera hipnótica que dá ao público uma voz conduzida por um baixo que privilegia paisagens sonoras imersivas.
Catuxa Salom, artista galega com raízes argentinas, destacou-se na folktrónica nacional com a sua fusão de ritmos indígenas argentinos, folclore galego e eletrónica moderna. Ganhou reconhecimento com o seu EP de estreia "Nunha Aldea", passando por mais de cinquenta salas em Espanha e partilhando o palco com importantes artistas.
Nomeada três vezes para os "Prémios Martín Codax" e vencedora em 2024 na categoria "Músicas do Mundo e Mestiçagem", está a trabalhar no seu álbum de estreia "Néboa", que reflete sobre a vida rural e as relações comunitárias.