|
Os showcases das residências artísticas são um dos grandes momentos originais do Westway LAB porque revelam ao público o resultado de um processo de criação único, originado em Guimarães. Depois de uma semana no Centro de Criação de Candoso – um tempo e um espaço para liberdade total na criação – chega o momento de conhecermos o resultado final deste cruzamento altamente artístico e cultural. Uma experiência incrível ocorrida no seio do festival, da qual já resultaram ligações definitivas que deram origem a projetos de continuidade. Com uma força inesgotável e diferenciadora gerada pelo Westway LAB, os showcases das residências artísticas são sempre verdadeiramente surpreendentes.
Mafalda Costa é uma compositora, cantora e instrumentista portuguesa. Depois de pisar alguns dos melhores palcos do país, como o Festival Paredes de Coura e a Casa da Música, surge no panorama musical português pela primeira vez sob o alter ego Mathilda. O ano que segue conta com dezenas de concertos e passagens por 4 países, além de inúmeras publicações na impressa nacional e internacional. Em setembro de 2019, o seu longa-duração deve-lhe um lugar nos “50 melhores álbuns portugueses” do ano pela BLITZ. Em 2023, após um hiato, Mafalda volta à cena musical, desta vez em nome próprio, numa colaboração com o músico e produtor St. James Park,
com o single “In Your Name”.
Zoe Berman é uma cantora e compositora norte-americana dona de uma voz sedutora, reminiscente de bourbon, que acompanha ao piano e à guitarra, combinando musicalidade e poesia numa mistura envolvente de soul, jazz e música americana. As suas letras são frequentemente autobiográficas, repletas de histórias e imagens sensoriais. Zoe procura utilizar a música como um catalisador para criar ligações pessoais e reforçar um sentido de humanidade partilhada, criando canções que são delicadas e profundamente humanas.
Zoe foi identificada como uma artista em ascensão no Colorado (Sonic Guild & Dairy Block, 2022) e o seu EP de estreia, "Freezing Heat" (2021), foi aclamado pela crítica. Desde então, continuou a cativar audiências com as suas letras e narrativas tocantes, dando concertos em várias cidades dos Estados Unidos e além-fronteiras, em países como Espanha, Canadá, Inglaterra e Escócia. Zoe continua a crescer como compositora, vocalista e multi-instrumentista. Atualmente, está em fase de retoques numa coleção de músicas programada para ser lançada ainda este ano.