|
Os showcases das residências artísticas são um dos grandes momentos originais do Westway LAB porque revelam ao público o resultado de um processo de criação único, originado em Guimarães. Depois de uma semana no Centro de Criação de Candoso – um tempo e um espaço para liberdade total na criação – chega o momento de conhecermos o resultado final deste cruzamento altamente artístico e cultural. Uma experiência incrível ocorrida no seio do festival, da qual já resultaram ligações definitivas que deram origem a projetos de continuidade. Com uma força inesgotável e diferenciadora gerada pelo Westway LAB, os showcases das residências artísticas são sempre verdadeiramente surpreendentes.
Residente no Porto, Phaser é DJ, produtor musical e artista sonoro. Traz consigo sonoridades frenéticas e ritmos ecléticos dos confins da internet, inspirados na cultura de clubbing e no epicentro digital onde cresceu. Moldado por influências musicais como PC Music, Aphex Twin e Flume, Miguel Loureiro explora a sua necessidade de expressão artística sobre o pseudónimo Phaser, ao trabalhar a simbiose artística entre o som e a imagem.
Formada por Chelsea Tolhurst e Grace Bontoft, debdepan é uma banda do Reino Unido com uma sonoridade sombria e melódica influenciada por Warpaint, Marika Hackman, The Cure, PJ Harvey e The Big Moon. Lançado em setembro de 2022, após a pandemia, o seu primeiro single, “Darkest Hour”, obteve airplay nas rádios dos EUA e em vários países da União Europeia, além de entrar nas Deutsche Alternative Charts. Após o lançamento de “Darkest Hour”, a banda assinou um contrato com a editora Archangelo Music e apresentou o seu EP de estreia “Omen”, em 2023. O tema “The Goat”, incluído no EP, foi destacado pela BBC Introducing e BBC6.